terça-feira, 23 de agosto de 2011

Preconceito.

Um tema “batido”, mas com coisas a serem questionadas ainda, e no momento, é o que eu tenho vontade de falar. É muito bom saber como as lutas contra os diversos tipos de preconceito vem ganhando força no mundo com o passar dos anos, e bastante interessante saber também que por menor que seja, essa batalha vem ganhando adeptos de algumas classes sociais mais privilegiadas. É óbvio que nem tudo é maravilhoso e sabemos muito bem que existem muitas pessoas que “aderem” a essa peleja por puro marketing, mas eu não quero falar disso. Isso nós já sabemos. Quero falar de homossexuais, negros, imigrantes, pobres, índios e etc., pessoas “ acostumadas” a conviver com a discriminação cotidianamente, que sentem na pele a cor e a dor da desigualdade. E sem querer parecer exagerada, até militantes de alguns movimentos revolucionários, que ao que parece não devem nem saber o que pregam. É triste ver estas pessoas sendo preconceituosa com outras, por algum motivo mais fútil ainda. E se não fosse tão comum seria assustador. A verdade é que eu acho isso um tanto quanto idiota/estúpido. Ninguém é obrigado a pensar igual ao resto do mundo, a ser igual ao resto do mundo, e é justamente sobre isso o que eu estou tentando falar: INDIVIDUALIDADE. E vocês mais que ninguém deveriam saber disso. Se você tem a sua porque seu vizinho não pode? Somos todos diferentes (se fôssemos iguais não teria graça), e não temos que nos importar com o que nosso vizinho, é, ou faz, apenas respeitar a sua decisão. E ele não deve ser diferente quanto a você. O ser humano não compreende que todo preconceito é igual a todos os outros, o que muda é apenas o nome. É verdadeiramente revoltante ver um negro ser preconceituoso com um homossexual; ou um judeu com quem participa de alguma religião não muito bem compreendida, como a Umbanda, ou imigrantes com índios. Cara, nós os acolhemos em nosso país e eles vem falar mal dos nossos índios!?! Com tantas coisas mais importantes para nos preocuparmos. Mas certeza de duas coisas eu tenho, isso é irônico, muito irônico. E são em momentos como este que eu percebo muitas pessoas por aí ainda não compreenderam o verdadeiro sentido do respeito e da individualidade. Mas então você me diz que esse é um problema que permeia a nossa sociedade há muito tempo, e que é algo do ser humano, não tem como mudar. Certamente em parte eu concordarei com você, mas nós podemos mudar esta realidade, sim. Só que depende da boa vontade de cada pessoa fazer a sua parte e não da espera de que alguém comece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário